Camila Costa  / Folha de Boa Vista

 

Um espaço provocativo à leitura em geral, uma forma de incentivar o hábito da leitura, pesquisa de estudo, elaboração de trabalhos escolares e acadêmicos, realizações de concursos literários e empréstimos de livros. Estes são poucos adjetivos do Clube do Livro de Boa Vista, que funciona no segundo piso do Terminal do Caimbé. O clube agora está lançando um novo projeto: a criação da primeira Biblioteca Online da região Norte, por isso está organizando a primeira Semana de Leitura nas Férias e Exposição, que acontece dos dias 16 a 21 deste mês na praça de alimentação do Terminal, em horário comercial.

 

O idealizador do projeto chama-se José Oliveira Filho, uma pessoa que acredita nos prazeres e benefícios que um livro pode trazer. Um amante da literatura, Oliveira começou com uma simples papelaria chamada Lapispel, que até hoje funciona no Terminal do Caimbé. “Antes era apenas a papelaria, então resolvi criar na sobre-sala uma Biblioteca Comunitária. Os livros eu fui adquirindo, boa parte, com doações. Já outros, fui comprando de sebos de outras regiões do país. Possuo livros com mais de 300 anos, são raridades que estarão expostas durante a Semana de Leitura nas Férias. Atualmente, o acervo tem mais de 6mil livros”, disse ele.

 

 

 

A Semana de Leitura nas Férias foi um projeto criado com um intuito: conseguir recursos para financiar o projeto Biblioteca Online. “Meu projeto foi escolhido pelo SEBRAE, que possui uma linha de crédito com o BASA. A pessoa poderá entrar no site, consultar o livro que quiser, estudar, pesquisar e tudo isso sem precisar sair de casa. É uma forma de incentivar a prática da leitura”, relatou Oliveira. A Biblioteca Online, de acordo com ele, será montada por uma empresa terceirizada contratada pelo SEBRAE. O site começa a ser desenvolvido em março e a previsão de lançamento é para o meio do ano.

 

A exposição contará com livros desde a literatura regional como Cordel Encantado até os clássicos de Machado de Assis, além de livros didáticos de nível fundamental, médio e superior, ficção, romance, entre outros. Segundo Oliveira, serão mais de dois mil livros à venda com preço popular. A exposição também contará com relíquias da literatura.

 

 

 

A Semana da Leitura nas Férias é aberta à comunidade e funcionará no horário comercial. O Terminal do Caimbé fica localizado na Avenida dos Imigrantes, 1612, no Bairro Buritis. Mais informações no telefone (95) 8118 4421 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

Clube do livro de Boa Vista

 

O Clube do livro foi fundado por José Oliveira Filho em 2008 e tem como objetivo disponibilizar às comunidades estudantis  em geral uma verdadeira fonte de pesquisa, estudos e prazer na disseminação do hábito da leitura; estimulando o conhecimento pela disponibilização de um acervo variado, com metodologia e elaboração de ações direcionadas a ler e escrever, unindo o útil ao agradável, acumulando conhecimento e lazer na leitura. O acervo do livro conta com Literatura Brasileira, portuguesa e Universal, romances, contos e poesias, ficção científica, literatura didática (fundamental, médio e superior), enciclopédias nacionais e internacionais, atlas geográficos e de anatomia, variedade de gibis, revistas científicas, infantis, tecnologia, arquitetura, moda e outros.

 

O Clube do Livro também foi representar a região Norte no IV Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, o maior evento de reconhecimento internacional de unidades comunitárias que incentivam o acesso à leitura. O Seminário aconteceu no mês de novembro do ano passado, em São Paulo, e foi transmitido em mais de 50 países. “O Clube do Livro de Boa Vista foi muito bem aceito no seminário, acharam a ideia do projeto muito avançada. Nós recebemos hoje muitos alunos do interior que não têm acesso a leitura e não possuem recursos para adquirirem livros, então eles recorrem à nossa Biblioteca Comunitária”, revelou Oliveira.