Filme: INTOCÁVEIS

Philippe (François Cluzet), aristocrata francês, multimilionário, bem criado, apreciador de obras de arte, ópera e tudo de elevado saber, é tetraplégico em virtude de acidente por práticas de esportes radicais. Vive cercado de criados e familiares bajuladores, mas precisa de auxiliar de enfermagem (nome de “cuidador” dado no Brasil para acompanhantes de idosos ou portadores de deficiências). Em determinada seleção, se depara com um tipo exótico Driss (Omar Sy), um homem alto, forte e recém saído da prisão, cercado de crises de família, que resolve participar do seletivo de emprego tão somente para justificar seu auxílio pecuniário do governo. Em face da espontaneidade do rapaz, é convidado a trabalhar para o abastardo homem. A partir daí, a trama se desenrola em momentos de humor e amizade irrestrita, sobretudo por transformar um bruto homem em um ser sentimental. Paralelo aos tratos, Driss contribui com o gozo de liberdade de Philippe, pelo vivenciar de momentos novos, ou revivendo dantes outros inimagináveis pela sua condição, justamente por Driss “Não ter compaixão”, como defendia Philippe. Este, se depara com um novo amor, após reclusão pela irreparável perda de seu grande e inesquecível amor, sua esposa, vítima de uma doença inapelável. O filme – mais visto na França no ano de 2011 - impressiona por ter nascido de fatos reais, e retratar de forma cômica a colisão de dois mundos.

Mister Magoo, velhinho e quase cego, um desenho animado de sucesso

Mister Magoo. Desenho animado criado por Millard Kaufman, já foi vencedor de 2 Oscars

A empresa UPA revolucionou a animação nos Estados Unidos no final da década de 1940, quando abriu mão do estilo fofinho que a Disney tornou popular e usou um design mais moderno influenciando todos os estúdios – inclusive a Disney, que acabou modernizando seu traço. Foi nessa época que a empresa produziu dezenas de curtas distribuídos pela Columbia Pictures nos cinemas.

Um longa-metragem do personagem surgiu em 1959, com um projeto inicial de filmar a versão “Magoo” de Don Quixote e pasmem, o escritor Aldous Huxley já tinha feito até um pré-roteiro. Mas os financiadores  nunca tinham ouvido falar em Don Quixote, e o projeto mudou para uma versão das 1001 Noites, só assim saiu o financiamento para “The 1001 Arabian Nights”, que foi exibido no Natal de 1959. O longa foi um fracasso que acabou culminando com a falência da UPA, vendida para a Henry Saperstein. A carreira de Magoo acabou se transformando num vexame, já que as histórias produzidas à partir de então eram fracas e até a característica principal de Magoo de não enxergar direito, deixou de existir.

Mr. Magoo é um velho rabugento, mas que é adorado por todos! Extremamente míope, ele se mete nas maiores confusões por não enxergar direito e quem ganha com isso é a gente, que se diverte a valer. Cada vez que Magoo sai de casa, você tem a certeza de que vai dar boas gargalhadas, pois, sem enxergar um palmo à frente do nariz, ele sempre confunde tudo o que está em seu caminho. Magoo causa dores de cabeça e distribui pancadas a todos que o acompanham. Apesar dele ser quase cego, as pessoas que estão por perto é que se machucam, caindo em bueiros, batendo em postes, e dando com a cara em portas para garantir a integridade física do bom e amado velhinho, enquanto ele com uma sorte impressionante não sofre um só arranhão.

Tio do garoto Waldo, Magoo vivia ao lado de seu inseparável cão McBarker. Munido com seu chapéu azul e bengala,  o baixinho sempre costumava dar as maiores broncas no atento cãozinho de guarda.

LISTA DE FILMES ENVIADO PELA PROFª MARIA DE FÁTIMA AMORIM

 

Deficiência auditiva

1-Jenseits der Stille (no Brasil, A Música e o Silêncio) é um filme alemão de 1996 dirigido por Caroline Link. Conta a história de Lara, cujos pais são surdos, e seu envolvimento com a música.

2-Black (Hindi: ब्लैक, urdu: بلیک) é um filme indiano de 2005 falado em hindi e inglês indiano dirigido por Sanjay Leela Bhansali. Gira em torno de uma garota cega e surda, e seu relacionamento com o professor que mais tarde se desenvolve a doença de Alzheimer. A primeira metade do filme é uma adaptação da autobiografia de Helen Keller - A HISTORIA DA MINHA VIDA, livro que inpirou o filme O milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker), filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn.

3-Children of a Lesser God (br: Filhos do silêncio - pt: Filhos de um deus menor), é um filme dos Estados Unidos, de 1986, do género drama, dirigido por Randa Haines, adaptado a peça teatral em 2001. História comovente e sensível sobre a relação entre professor e sua aluna surda, que cada vez mais se retrai em seu mundo particular, o que ele tenta impedir ajudando-a a se aproximar daqueles que a cercam.

 4-O Piano (em inglês The Piano) é um filme áustralo-franco-neozelandês de 1993, do gênero drama e escrito e dirigido pela neozelandesa Jane Campion. O filme é considerado um dos expoentes do cinema da década de 1990.

O piano retrata a sofrida trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido, com o qual não simpatiza. Para piorar a situação, o noivo, Alisdair Stewart, recusa-se a transportar o piano de Ada, que é sua maior paixão. Porém, o administrador George Baines, imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensinasse a tocá-lo

 5-Copying Beethoven (br: O Segredo de Beethoven / pt: Corrigindo Beethoven) é um filme dramático realizado pela polaca Agnieszka Holland que faz um relato ficcional do último ano de vida do compositor alemão Ludwig van Beethoven

 6-Querido Frankie (em inglês Dear Frankie) é um filme britânico de 2004, de gênero drama e romance, dirigido por Shona Auerbace, e com roteiro de Andrea Gibb. O filme, vencedor do Festival de Cinema de Heartland e do Festival Internacional de Cinema de Seattle, é uma história sobre o amor de uma jovem mãe pelo filho surdo, e é ambientado na Escócia, país de origem de Andrea Gibb e de parte do elenco.

Frankie é um garoto surdo de nove anos que vive com sua mãe, Lizzie, com quem segue de um lado para outro, mudando frequentemente de casa numa tentativa de Lizzie em fugir do marido e da família

 

Deficiência Física

 1-Coming Home (br: Amargo regresso — pt: O regresso dos heróis) é um filme norte-americano de 1978, do gênero drama, dirigido por Hal Ashby.

O roteiro, escrito por Robert C. Jones, Waldo Salt, Nancy Dowd e Rudy Wurlitzer (não creditado), é vagamente baseado no romance de mesmo nome de George Davis.

O filme mostra um painel realista dos efeitos causados pela guerra do Vietnã nos Estados Unidos

 

2-Feliz Ano Velho é um filme brasileiro de 1987, do gênero drama, dirigido por Roberto Gervitz, e com roteiro baseado no livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.

Retrata a vida de Marcelo Rubens Paiva, anterior e posterior ao acidente que o deixou tetraplégico.

  

3-Born on the Fourth of July (br: Nascido em 4 de julho / pt: Nascido a 4 de Julho) é um filme estadunidense de 1989. do gênero drama, dirigido por Oliver Stone e com roteiro de Oliver Stone e Ron Kovic, baseado em livro de Ron Kovic. Ron Kovic, um soldado estadunidense, é ferido na guerra do Vietnã e fica paraplégico. Enquanto se encontra no hospital, ele começa a questionar a posição do seu país na guerra e se torna um ativista político, lutando contra a guerra e pelos direitos dos deficientes físicos.

  

4-Lorenzo's Oil (br: O Óleo de Lorenzo / pt: Acto de Amor) é um filme estadunidense de 1992, do gênero drama, dirigido por George Miller

O filme é uma história real, de um casal de historiadores com um único filho. Seu filho começou a apresentar hiperatividade, surdez, desequilíbrio, e vários sintomas aos 5 anos de idade. Descobriram que Lorenzo tinha ALD, uma doença degenerativa, que o levaria à morte em menos de três anos. ALD não tem cura, é uma doença rara, sobre a qual não há muitas pesquisas. Os médicos nem sabiam como tratá-la e não se esforçavam para tal

 

 5-O Homem Elefante (em inglês: The Elephant Man)  um filme britânico e estadunidense de 1980, do gênero drama biográfico, dirigido por David Lynch.

O premiado longa-metragem relata a história do inglês Joseph Merrick (1862-1890), portador de uma doença que provocou terríveis deformidades em 90% do seu corpo

 

6-My Left Foot (br: Meu pé esquerdo / pt: O meu pé esquerdo) é um filme de 1989, do gênero drama biográfico dirigido pelo irlandês Jim Sheridan e com roteiro baseado na autobiografia de Christy Brown.

Baseado na história real do escritor e artista plástico Christy Brown, deficiente físico que enfrentou vários obstáculos até alcançar o reconhecimento da família, do público e da crítica.

 

Deficiência Intelectual

 7-What's Eating Gilbert Grape (br: Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador; pt: Gilbert Grape) é um filme estadunidense de 1993, do gênero comédia dramática, dirigido por Lasse Hallstrom

Gilbert Grape é um adolescente que mora numa pequena cidade do interior e sustenta a família desde a morte do pai. A família é composta por duas irmãs excêntricas, o irmão deficiente mental e a mãe obesa, que não pára de comer desde a morte do marido. Porém, a chegada de Becky, jovem forasteira, modifica a vida de Gilbert.

  

8-Son-Rise: a Miracle of Love (Meu Filho, Meu Mundo) é um filme estadunidense de 1979, do gênero drama, dirigido por Glenn Jordan.

O filme conta a história da criação do programa Son-Rise para tratamento de crianças com autismo, uma terapia criada por pais, leigos, e que tem obtido grande sucesso até os dias atuais

 

9-Jeder für sich und Gott gegen alle, ou O Enigma de Kaspar Hauser, é um dos mais celebrados filmes do diretor Werner Herzog

O filme inicia mostrando um jovem acorrentado em um porão, alimentado por um homem misterioso. O prisioneiro brinca com um cavalo de madeira, e o nome do objeto é a única palavra que pronuncia: cavalo. O homem quer que o jovem aprenda e escrever e lhe dá papel e tinta. O jovem aprende a escrever seu nome, Kaspar Hauser

  

10-O Guardião de Memórias é um romance pela autora Americana Kim Edwards

David Henry é um ortopedista recém casado com Norah Henry, e ambos estão às vésperas do nascimento do filho. Uma nevasca repentina obriga David a realizar o parto de seu próprio filho com a ajuda de sua fiel assistente, Caroline Gill, em seu consultório. Durante o parto, David descobre que, na verdade, terá gêmeos. O primeiro a sair, Paul, é um bebê normal. O segundo bebê, em contrapartida, é Phoebe, uma menina portadora da síndrome de Down. Ao lembrar-se de sua infância com sua irmã, June, que sofria do mesmo mal, David decide entregar sua própria filha para a enfermeira e pede que ela a leve para a adoção. Contudo, escolhe não contar para a mulher. Ao invés disso, ele a diz que o segundo bebê não vingou. Caroline, por sua vez, sente-se de certa forma tocada pelo bebê e resolve criá-lo sozinha. Nas próximas décadas, Caroline se dedicará a prover uma vida decente e sem preconceitos para Phoebe, enquanto que o caos se forma na família Henry: David sente-se culpado pelo segredo que guarda e fica obcecado por fotografias. Norah se submete a uma vida de álcool e pequenas traições, para superar a suposta perda da filha. E, no meio dos constantes desentendimentos dos pais, Paul cresce incompreendido e rebelde. Seu sonho é estudar música em Juilliard, a contragosto de David, que superestima as habilidades do filho no basquete e espera uma profissão mais estável para o filho.

  

11-The Other Sister (br: Simples Como Amar / pt: A Outra Irmã) é um filme dos Estados Unidos de 1999, um drama realizado por Garry Marshall

Carla Tate (Juliette Lewis) é uma moça de 24 anos, com leve deficiência, que volta para casa cheia de sonhos e ambições, sua necessidade de realização pessoal se expressa de maneira que sua mãe é incapaz de aceitar. Quando se apaixona pela primeira vez, Carla desafia a mãe para provar que, apesar das aparências, ela tem capacidade de ser uma mulher adulta responsável, que merece amar e ser amada.

 

12-I Am Sam (br: Uma Lição de Amor / pt: I Am Sam - A Força do Amor) é um filme americano, do gênero drama, lançado em 2001 escrito e dirigido por Jessie Nelson.

O filme emociona e conquista o espectador pelo conteúdo humano de sua história. Faz uma belíssima reflexão sobre a capacidade de cuidar, que uma pessoa com deficiência mental pode ter, nos mostrando que não há limites quando existe amor, e nos fazendo refletir sobre a discriminação sofrida por essas pessoas em seu meio social.

 

13-Shine (br: Shine - Brilhante – pt: Shine – Simplesmente genial) é um filme australiano de 1996, do gênero drama, dirigido por Scott Hicks e com roteiro que retrata a vida do pianista David Helfgott.

Retrata a vida de um talentoso pianista, que enfrenta um pai dominador e suas próprias dificuldades para alcançar a perfeição.

 

 14-Radio (br: Meu nome é Radio / pt: Rádio) é um filme de drama americano lançado em 2003, dirigido por Michael Tollin, baseado em uma história verídica

Rádio é um jovem garoto fascinado pelo futebol americano que estava sempre por aí andando com um carrinho de supermercado com várias coisas, além de um rádio. Seu apelido 'rádio' foi escolhido pela sua afeição por rádios e por ele estar sempre com um rádio dentro de seu carrinho.

  

15-Awakenings (br: Tempo de Despertar / pt: Despertares) é um filme estadunidense de 1990, um drama dirigido por Penny Marshall baseado em livro de Oliver Sacks.

Em 1969, em Nova Iorque, o médico neurologista Malcolm Sayer trabalha em um hospital psiquiátrico. Lá, encontram-se vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira certa, poderão ser despertados. Pesquisando sobre o assunto, ele chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica, e que a droga L-DOPA, usada em pacientes com o mal de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los. Sayer é autorizado pelo diretor do hospital a submeter apenas um paciente ao novo tratamento; ele escolhe Leonard Lowe, que estava "adormecido" há décadas. Gradualmente, Lowe se recupera, e Sayer passa a administrar o L-DOPA nos outros pacientes, que imediatamente apresentam sinais de melhora e mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

 

 16-Rain Man (Rain Man (título no Brasil) ou Rain Man - Encontro de Irmãos (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1988, do gênero drama, dirigido por Barry Levinson.

Conta a história de Charlie Rabbitt, um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charlie se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão. Os dois então viajam pelo país, conhecendo-se e aprendendo a conviver, e passando por inúmeras dificuldades. Aos poucos, o laço entre os dois irmãos ganha força e o dinheiro deixa de ser importante

 

 16-Mercury Rising (no Brasil, Código Para o Inferno; em Portugal, Nome de Código: Mercúrio) é um filme estado-unidense de 1998, dirigido por Harold Becker e com Bruce Willis e Miko Hugles como protagonistas. Quando uma operação de risco não tem o resultado pretendido Arthur Jeffries (Bruce Willis), um agente do FBI, torna-se no bode expiatório e é deixado para segundo plano, sendo apenas chamado só para operações de rotina. Mas a sua vida muda quando Simon Lynch (Miko Hughes), um rapaz de nove anos autista, consegue sem dificuldade desvendar um "elaborado" código do governo norte-americano

Deficiência múltipla

 17-The Miracle Worker (br/pt: O Milagre de Anne Sullivan) é um filme estadunidense de 1962, do gênero drama biográfico, dirigido por Arthur Penn, e baseado no livro The Story of my Life, de Helen Keller e na peça teatral de William Gibson.ricano que tinha custado dois bilhões de dólares.

Baseado na vida real de Helen Keller, o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. O inevitável confronto com os pais de Helen, que sempre sentiram pena da filha, mimando-a, sem nunca lhe terem ensinado algo concreto, é abordado durante o filme.

  

18-Sob Suspeita (em inglês Suspect) é um filme de suspense estadunidense de 1987.

O juiz Charles F. Lowell comete suicídio e logo após Elizabeth Rose Quinn, sua secretária, é encontrada morta. Carl Wayne Anderson (Liam Neeson), um indigente surdo-mudo, é preso pelo assassinato. Kathleen Riley (Cher), uma defensora pública, é designada pela corte como sua advogada. Inicialmente Anderson se mostra muito agressivo, mas quando Kathleen consegue se comunicar com ele se mostra bem mais sociável. Ela tem dúvidas se ele é realmente culpado, assim decide achar o verdadeiro assassino. É ajudada por Eddie Sanger (Dennis Quaid), um assessor parlamentar, que faz parte do júri. Apesar de advogada e jurado não poderem se falar, eles descobrem juntos um perigoso círculo de corrupção no Judiciário.

 

Deficiência Visual

 

 19-Anya's Bell (br: O sino de Anya) é um filme para televisão lançado pela CBS em 31 de Outubro de 1999 estrelado por Della Reese como Anya Herpick.

Em 1949, Anya é uma mulher cega que sempre foi cuidada pela sua mãe. Anya lida com sua solidão colecionando sinos, uma situação que se agrava quando sua mãe morre. Agora mais velha e sozinha, Anya faz amizade com um menino entregador de 12 anos Scott Rhymes. Scott é considerado "lento", embora mais tarde é revelado que ele é disléxico (uma doença normalmente não compreendida na época).[1] Anya ensina braille a ele, Scott aprende rapidamente e eles dois se tornam amigos muito próximos.

  

20-At First Sight (br: À Primeira Vista / pt: Na Primeira Vista) é um filme estadunidense de 1999, do gênero drama, dirigido por Irwin WinklerAmy (Mira Sorvino) apaixona-se por Virgil (Val Kilmer), homem bonito que ficou cego devido a um acidente na infância. Através de um tratamento experimental Virgil recupera a visão e passa a se relacionar com o mundo exterior de uma nova forma.

  

21-Dancer in the Dark (br: Dançando no Escuro) é um filme de 2000, do gênero drama musical, dirigido pelo diretor dinamarquês Lars von Trier, que também é o autor do roteiro.

O filme se passa nos Estados Unidos, no ano de 1964, e a protagonista é Selma Jezková (Björk), uma imigrante tcheca que se mudou para aquele país com seu filho Gene (Vladica Kostic). Selma aluga um trailer na propriedade do policial local Bill (David Morse) e sua esposa Linda (Clara Seymour), onde vive muito humildemente. Para sobreviver, trabalha em uma fábrica de indústria metalúrgica pesada com sua melhor amiga Kathy (Catherine Deneuve) e com Jeff (Peter Stormare) que quer ficar com Selma.

Nas horas vagas, Selma e Kathy vão ao cinema local, onde desfrutam dos fabulosos musicais de Hollywood (42nd Street). Ali, Kathy descreve e representa os passos de baile com seus dedos sobre as palmas das mãos de Selma. Também ensaia em uma representação teatral do musical "The Sound Of Music", onde começa a revelar os sintomas de sua cegueira. Quando está em sua miserável vida cotidiana, as coisas ficam insuportáveis e Selma entra em um estado de alucinação em que imagina suas circunstâncias ordinárias e indivíduos envoltos em elaborados números teatrais. Esses "transes", como muitas canções de Björk, se desencadeiam a partir de algum tipo de som da vida real (desde o barulho das máquinas até o suave som de uma bandeira se esparzindo na brisa) e ocorrem durante quase todo o filme, inclusive nos momentos mais difíceis.

 

 22-Ray, lançado no Brasil e em Portugal sob o título original, é um filme norte-americano de 2004 baseado na vida do famoso cantor de R&B/soul Ray Charles. Ele foi dirigido por Taylor Hackford e estrelado por Jamie Foxx.

O filme recebeu dois prêmios Oscars: melhor actor para Jamie Foxx e melhor mixagem de som.

O filme mostra fases que mudaram a vida de Ray Charles, como quando um problema de glaucoma o deixou cego aos 7 anos de idade, suas várias amantes, seu filho fora do casamento, o envolvimento com drogas e a composição de suas canções mais conhecidas. 

 O OITAVO DIA

Titulo original:  Le Huitiéme Jour:

Lançamento: 1996

Duração : 118 mim

Gênero: drama

Elenco: Daniel Auteuil, Pascal Duquenne, Miou-Miou, Henri Garcin.

Sinopse: Harrry ( Daniel  Auteuil) é um empresário cheio de problemas no trabalho e na vida pessoal. Há pouco abandonado pela esposa, ele se dedica integralmente ao trabalho , sem olhar a sua volta e sem se dar conta de seus limites. Certo dia  “sem querer, conhece Georges ( Pascal Duquenne ) quando quase o  atropela.  Georges tem síndrome de Down e acaba de perder sua mãe. Harry leva Georges para sua casa achando que tem muito a lhe ensinar. Mas o queHarry descobre é uma nova e simples forma de ver a vida que vai fazer toda a diferença nas suas relações com as pessoas e com si mesmo.

A  COR DO PARAISO ( visual)

Título original: Rang-e khoda

Lançamento: 1999

Direção: Majid Majidi

Duração: 88 mim

Elenco: Mohsen Ramez, Hossein Mahjoub, Salime Feizi, Morteza Fatemi, Farahnaz Safari.

Sinopse: Mohammed é um garoto muito esperto que estuda num Instituto para cegos em Teerã. Ele é filho de um operário de uma mina de carvão, viúvo, que deseja se casar novamente, porém a presença de seu filho com deficiência pode prejudica-lo. Em época de férias escolares, quando todas  as crianças são levadas por seus pais. Mohammed vivencia uma espera pelo pai que custa a chegar para busca-lo e, quando o faz, reage de maneira fria e nada carinhosa. Mohammed,então, é levado para a fazenda onde vive sua carinhosa avó e suas duas irmãs, com as quais ele vive incríveis experiências em belas plantações de flores, e a falta de visão é substituída por grande sensibilidade. Com um final inesperado, esse file nos ensina lições para toda a vida.

Perfume de Mulher

Título original: Scent of a woman

Gênero: Drama

Lançamento: 1992

Direção: Martin Brest

Duração: 156 mim

Elenco: AL Pacino, Chris ODonnell, James Rebhorn e G abriel Anwar.

Sinopse:  Um coronel com deficiência visual se aposenta e passa a viver na casa de familiares que decidem contratar Charlie, um jovem estudante, como seu acompanhante  no feriado de Ação de Graças. O Charlie não fazia idéia  era que o mal-humorado e irreverente coronel Slade, apaixonado pelas mulheres, já tinha planos para ir a Nova Iorque junto com ele. Entretanto, os motivos dessa inusitada viagem o jovem tomará conhecimento somente quando chegar ao destino.

O PIANO

Título original:  The Piano

Gênero: drama

Lançamento: 1993

Direção: Jane Campion

Duração: 121 mim

Elenco: Holly Hunter, Anna Paquim, Harvey e Sam Neill.

Sinopse:  A historia se passa no inicio do século XIX, quando o pai de Ada ( Holly Hunter) que não fala desde os 6 anos de idade, e arranja um casamento para ela com um homem desconhecido. A personagem deixa a Escócia junto com sua filha Flora (Anna Paquim) e seu amado piano rumo a Nova Zelândia, um lugar distante e exótico. Ela não contava que seu marido Stewart ( Sam Neill) negociasse o piano com um morador do local, George( Harvey Keitel). Tentando recuperar seu bem precioso, passa a dar aulas de piano para esse vizinho. Entretanto, o que ela ignorava era o que poderia acontecer durante esses encontros.